Seja bem vindo
Joinville,18/12/2025

  • A +
  • A -
Publicidade

Joinville fortalece tutela responsável e alcança mais de 16 mil pets microchipados em 2025

Centro de Bem-Estar Animal da Prefeitura bate recorde em mutirões e procedimentos, essenciais para coibir o abandono e proteger cães e gatos

Fonte: redação360/SecomPMJ
Joinville fortalece tutela responsável e alcança mais de 16 mil pets microchipados em 2025 Divulgação

O Centro de Bem-Estar Animal (CBEA) da Prefeitura de Joinville encerrou 2025 com resultados históricos em seus mutirões de microchipagem. O serviço é fundamental para assegurar a tutela responsável, impedir o abandono de animais e facilitar a localização dos tutores quando cães e gatos se perdem.

Aumento no Número de Ações e Atendimentos

A instituição realizou um número recorde de mutirões ao longo do ano, totalizando 11 ações, quatro a mais que o ano anterior. As atividades foram distribuídas por dez escolas em diversos bairros da cidade. Adicionalmente, o trabalho foi realizado de porta em porta, com visitas domiciliares, na Vila Cubatão.

O volume de cães e gatos atendidos também teve um aumento significativo: em 2024, 3.984 animais receberam o microchip durante essas ações, enquanto em 2025 esse número subiu para 4.624. A maior parte dos pets atendidos são cadelas, seguidas por cães machos, gatas e gatos machos.

“Estamos muito satisfeitos porque, além de o número de mutirões ter crescido, conseguimos microchipar 20% mais animais neste ano. Quanto mais animais castrados e microchipados houver em Joinville, menor será a população animal nas ruas da cidade”, explica a gerente do CBEA, Elisabet de Sousa Mendes.



Microchipagem e Castração como Políticas Públicas

É importante salientar que, além dos mutirões, o CBEA também realiza a microchipagem em outros atendimentos de rotina. Somando todas as iniciativas, a Prefeitura de Joinville passou de 12.743 animais microchipados em 2024 para mais de 16 mil em 2025.

Além de receberem o microchip, todos os animais atendidos nos mutirões que ainda não eram castrados foram devidamente encaminhados para a realização do procedimento nas clínicas conveniadas ao CBEA.

Para Elisabet, a microchipagem e a castração de animais representam uma relevante política pública implementada no município de Joinville. “Defendemos há muito tempo que a castração e a microchipagem são decisivas para melhorarmos a qualidade de vida dos animais. A população tem entendido, inclusive, que a microchipagem serve para proteger o seu animal, para que ele não fique perdido na rua. Além disso, quando o animal é castrado, ele acaba tendo menos doenças, vai menos para a rua, e temos menos animais fugindo”, complementa a gerente.

As atividades do Centro de Bem-Estar Animal são executadas pela clínica veterinária Clinicão, que fornece os serviços veterinários, além de atividades como transporte, plantão e manejo dos animais.

Os mutirões de microchipagem de 2025 contaram com o suporte do curso de medicina veterinária da Unisociesc.

Detalhes sobre a Microchipagem

O microchip possui o tamanho aproximado de um grão de arroz e é totalmente seguro para o animal. O dispositivo permite o acesso às informações do tutor, facilitando a localização do cão ou gato caso ele se perca.

Após a aplicação, recomenda-se que o tutor evite passar a mão na área onde o microchip foi implantado por cerca de seis horas, além de não dar banho no animal durante sete dias.

No site da Prefeitura de Joinville, estão disponíveis mais informações sobre como solicitar o requerimento para a microchipagem de animais domésticos.

Siga-nos no Instagram para resumos e notícias diárias: @joinville_360




COMENTÁRIOS

Buscar

Alterar Local

Anuncie Aqui

Escolha abaixo onde deseja anunciar.

Efetue o Login

Recuperar Senha

Baixe o Nosso Aplicativo!

Tenha todas as novidades na palma da sua mão.