Thiago Silva
A semente da intenção, plantando propósito para transformar o mundo
Plantando propósito para transformar o mundo

"Eu deixo para vocês a paz, eu lhes dou aminha paz. A paz que lhes dou não é como a paz que o mundo dá. Que o coração devocês não se perturbe, nem tenha medo." (João 14:27).
Imagine uma pequena semente com o potencial dese tornar uma árvore frondosa. No mundo dos negócios, a semente da intenção ésimilar: a ideia inicial que, regada com propósito, busca não só o lucro, masum impacto positivo no mundo. Essa semente é o propósito de um negócio, avisão, os valores e a paixão do empreendedor. "Eu sou a videira, e vocêssão os ramos. Quem permanece em mim, e eu nele, dará muito fruto, porque semmim vocês não podem fazer nada." (João 15:5). Um negócio com propósito setorna uma força para o bem, expressando valores e construindo um legado que vaialém do fundador.
Os benefícios de cultivar a semente daintenção são claros: direção para decisões, motivação para colaboradores,conexão com o público, resiliência diante de desafios e um legado positivo.Essa é uma jornada contínua que exige dedicação, persistência e aprendizado."Portanto, já que vocês receberam Jesus Cristo, o Senhor, caminhem unidosa ele, enraizados e edificados nele, firmes na fé, como vocês foram instruídos,repletos de gratidão." (Colossenses 2:6-7). Ao alinhar-se a esse caminho,um negócio não só prospera, mas faz a diferença.
Cultivando o Jardim Interior e Desvendando oPropósito
O jardim interior é um refúgio metafórico ondeencontramos paz, clareza e conexão com nosso eu mais profundo. É um espaçosagrado para cultivar qualidades nobres e um sentido mais profundo para a vida."Se alguém me ama, guardará a minha palavra, e meu Pai o amará. Eu e meuPai viremos e faremos nele nossa morada." (João 14:23). Precisamoscultivar esse jardim com atenção, através da meditação, oração e contato com anatureza, convidando Deus a nos guiar. Em um mundo acelerado, esse refúgio nosprepara para desafios, fomenta relacionamentos saudáveis e um líder com umjardim interior cultivado toma decisões mais sábias e inspira sua equipe."Alegrem-se sempre no Senhor. Repito: alegrem-se!" (Filipenses 4:4).
Descobrir o propósito individual é uma jornadade honestidade e coragem. "Examinem a si mesmos, e comprovem se estão nafé. Ou não reconhecem que Jesus está em vocês? A não ser que não tenham passadona prova..." (2 Coríntios 13:5). Ao identificar talentos e valores,alinhamos-nos a um plano maior. Superar medos e dúvidas leva a umautoconhecimento profundo e a um senso de significado.
A Importância da Missão, da Visão e oExemplo de Moisés
A missão e a visão de uma empresa são bússolasque a orientam. "Existem muitos projetos no coração humano, mas é oconselho de Deus que se mantém firme." (Provérbios 19:21). Uma missãoclara e inspiradora torna a empresa um organismo vivo com um propósito além dolucro, atraindo talentos e fortalecendo a marca. Elas fornecem direção, motivame guiam decisões, criando um senso de pertencimento e colaboração. É vitalrevisá-las constantemente.
Cultivar a semente do propósito nos negóciosconecta fé e vida. Nosso propósito está ligado ao propósito de Deus para omundo: amar o próximo, servir aos necessitados, promover a justiça, cuidar dacriação, anunciar o Evangelho e edificar a Igreja. Através do jardim interior,descobrimos esses propósitos, tornando-nos agentes de mudança.
A história bíblica já demonstra a semente daintenção. No princípio, a criação foi um ato intencional de Deus. Mesmo após aqueda, a misericórdia divina se manifestou através de líderes como Moisés, umexemplo extraordinário de líder com propósito. Sua missão inegociável eralibertar Israel e levá-lo à Terra Prometida, impulsionado por uma féinabalável. Humilde, Moisés servia a Deus e ao povo, intercedendo por eles ecarregando suas cargas, inspirando confiança.
Moisés era um excelente comunicador,transmitindo a mensagem divina e ouvindo o povo. Ele tinha uma visão de futuropara Israel, uma nação justa e próspera. "Escolheu em Israel homenscapazes e os colocou como cabeça do povo: chefes de mil, de cem, de cinquentaou de dez. Ele decidiam as questões do povo a cada dia. os assuntos maisdifíceis, eles passavam para Moisés; e os mais comum, eles próprioresolviam." (Êxodo 18:25-26).
Moisés foi um mestre em lidar com conflitos:delegou autoridade, demonstrou escuta ativa e empatia, mediou disputas comjustiça e intercedeu incansavelmente. Sua calma impressionante sob pressão,fruto de sua fé, inspirava confiança. A liderança de Moisés, ao combinardelegação, escuta, justiça, intercessão e calma, oferece um modelo inspiradorpara líderes de hoje, mostrando que um líder com propósito pode transformarvidas e moldar o futuro.
LEMBRE-SE: Cultivara semente do propósito é uma jornada contínua, exigindo paciência, dedicação efé. Ao conectar nossa vida pessoal e profissional a um propósito maior, vivemosuma vida mais plena e significativa.
COMENTÁRIOS