Aeroporto de Florianópolis registra crescimento de 44% no terminal de cargas em 2025
Terminal catarinense é o terceiro que mais cresceu na América Latina, liderando ranking no Brasil

O Terminal de Cargas Áreas Internacionais do Aeroporto Internacional de Florianópolis teve um desempenho excepcional no primeiro semestre de 2025, com um aumento de 44% na tonelagem de cargas movimentadas em comparação com o mesmo período de 2024. O resultado colocou o aeroporto na terceira posição entre os terminais de cargas aéreas que mais cresceram na América Latina, sendo o líder no Brasil, segundo levantamento da consultoria Rotate, especializada em dados e estratégias para o setor de cargas aéreas.
O ranking dos terminais com maior crescimento na região é liderado por San Pedro Sula, em Honduras, seguido por Silvio Pettirossi, no Paraguai. Florianópolis ficou à frente de outros importantes hubs, como o Aeroporto do Galeão, no Rio de Janeiro (4º lugar), e Kingston, na Jamaica (5º lugar).
O crescimento expressivo no terminal catarinense está diretamente ligado à ampliação da carteira de clientes, que cresceu 42% nos primeiros seis meses de 2025 em relação ao mesmo período do ano anterior. A eficiência operacional também é um grande diferencial: 80% das cargas são liberadas em menos de 24 horas, atraindo cada vez mais empresas. Além disso, a infraestrutura moderna do terminal, que inclui capacidade para armazenar mercadorias com temperatura controlada, e as rotas regulares para os principais hubs logísticos dos Estados Unidos e da Europa, como Miami, Bruxelas e Frankfurt, têm impulsionado o interesse de importadores.
A inauguração de um novo terminal de cargas, a ampliação das operações das companhias aéreas e a chegada de novas rotas também foram decisivas para o sucesso. A Latam Cargo, por exemplo, passou a operar voos para a Europa há pouco mais de um ano, enquanto a TAP Air Portugal iniciou operações em Florianópolis em setembro de 2024. Outro destaque é o voo para o Panamá, operado pela Copa Airlines, que registrou aumento significativo no volume de cargas nos últimos meses.
Atualmente, o terminal conta com duas companhias aéreas cargueiras, Latam Cargo e Avianca Cargo, que operam cinco voos semanais conectando Santa Catarina a destinos estratégicos na América do Norte e Europa. Juntas, as empresas registraram um aumento de 32% no número de embarques no primeiro semestre de 2025, consolidando Florianópolis como um importante polo logístico.
Siga-nos no Instagram para resumos e notícias diárias: @joinville_360
COMENTÁRIOS